sexta-feira, 5 de junho de 2009

2º ENCONTRO

Este encontro realizou-se dia 04/06/09.
Neste encontro assistimos o vídeo: “Evoluindo”. Logo a seguir foi passado aos cursistas os slides sobre o projeto a ser desenvolvido e implementado em sala de aula com o título: “Projeto: Cinco Passos”. Fizemos a discussão sobre o mesmo com retirada de dúvidas.
Logo a seguir foi feita a entrega de informações e realizados comentários com os cursistas sobre as propostas pedagógicas do GESTAR II, salientando a importância dos três momentos e o respeito ao tempo necessário destinado a cada um deles. Como segue o resumo:

"Transposição Didática
Ajuda a conhecer, pesquisar e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em sala de aula.

Qual é a ementa do programa de Matemática?
A partir das situações-problema exploradas, os conteúdos matemáticos centrais serão distribuídos: página 27 (GUIA GERAL).

TP – Unidade - Título da Unidade – Conteúdo
Foi dado ênfase, alertando sobre o currículo em rede, item que representa um olhar mais holístico quanto a abordagem do tema, envolvendo os conteúdos trabalhados com os alunos, respeitando e tomando o devido cuidado para não desprezar as conexões que permitem a busca dos pré requisitos necessários para a conquista de novos conhecimentos e competências.

O que é o currículo em rede? Como é desenvolvido o currículo em rede na área de Matemática?
O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos. Nas situações-problemas os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.
O currículo em rede permite a articulação de vários conceitos e possibilita ao educador e ao educando conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo e não como algo estanque".

Reunidos em grupos de quatro componentes realizamos as atividades da Sessão Coletiva 1 com discussões e apresentações. Cada grupo escolheu seu relator que fez a apresentação das estratégias operatórias realizadas pelo seu grupo. Foi muito interessante e criativo. A participação foi intensa por parte de todos, havendo complementações e esclarecimentos.