segunda-feira, 14 de setembro de 2009

6º ENCONTRO



Realizamos nosso 6º encontro em 11/09/2009, na EMEF Vicente Goulart, no turno da noite. Neste encontro trabalhamos o TP5, Sessão Coletiva 9, Unidade 17.
O Formador iniciou as atividades através da apresentação de um vídeo: “Motivação”. Logo a seguir foi apresentado aos cursistas um slide sobre “Análise Combinatória”: conteúdo e atividades propostas.
Em um segundo momento foi solicitado aos professores cursistas um pequeno relato por escrito para socialização da atividade proposta no AAA5-versão do aluno páginas 13 a 28, sendo que o professor cursista poderia escolher a atividade a ser realizada junto a seus alunos. Este relato servirá para futura avaliação do professor cursista. No relato os professores cursistas deverão organizar para apresentação os materiais produzidos pelos alunos e deverão abordar questões do tipo: Como você planejou a atividade? Que dificuldades teóricas encontrou? Que dificuldades de aplicação encontrou? Que soluções encontrou para essa dificuldade? A que resultados positivos você e seus alunos chegaram? Como você avalia o alcance de seus objetivos. A pedido dos professores cursistas o relato por escrito deverá ser entregue no próximo encontro.
Dando continuidade as atividades propostas na Sessão Coletiva 9, pág 203 do TP5, reunidos em grupos foi realizado atividade 1, pág 204. Foi feita socialização com o grande grupo da apresentação da solução da atividade através de um diagrama, tabela e árvore de possibilidades. Através da discussão com o grande grupo concluiu-se que a forma mais adequada de apresentação para essa atividade foi a árvore de possibilidades (diagrama de árvores), pois verificou-se que cada possibilidade é formada por um caminho diferente, por um conjunto de segmentos que combinam possibilidades particulares de cada questão a ser formada. Destacamos a importância do uso do diagrama de árvore para ensinar o princípio multiplicativo e a validade dos desenhos para ilustrar e visualizar este princípio (Princípio fundamental de contagem ou princípio multiplicativo de contagem).
Com a execução desta atividade junto a nossos alunos é possível examinar algumas formas de ajudá-los a desenvolverem métodos sistemáticos de contagem, utilizando o princípio multiplicativo e algumas estratégias de trabalho para o conhecimento das principais necessidades e dificuldades deles mesmos na utilização do princípio multiplicativo de contagem.
No âmbito da educação matemática, é essencial que o educador oportunize o exercício da criatividade, a adoção de estratégias diversificadas na resolução de problemas, incentivando o uso de esquemas gráficos de organização (aqui entendidos como desenho, diagrama, tabelas, árvore etc), próprios de cada situação e de acordo com o entendimento de cada indivíduo.
Assim, os esquemas gráficos de organização, passam a ser um instrumento de ajuda na percepção das relações matemáticas, oportunizando a explicitação da lógica dessas relações. Além disso, vão ajudar o aluno a representar o seu pensamento, pois, no momento em que o aprendiz consegue representar melhor a sua lógica, pode examinar essa sua lógica, e até discuti-la com o outro. Portanto, é função da escola ensejar o conhecimento desses esquemas que têm o poder de ampliar o raciocínio.