segunda-feira, 27 de julho de 2009

5º ENCONTRO



Realizamos nosso 5º encontro em 23/07/2009, na EMEF Vicente Goulart, no turno da noite. Neste encontro trabalhamos o TP4 Unidade 14 e 15.
O formador deu início com as boas vindas, a seguir assistimos os vídeos: “Tempo de Mudança” e “Potência de 10!”. Logo após foi entregue aos cursistas uma Poesia de Millôr Fernandes intitulada “Poesia Matemática” com um exemplo da atividade.
Prosseguindo nossos trabalhos realizamos a leitura e discussão da situação-problema: “Construindo um modelo para o nosso sistema planetário” que encontra-se no TP4 pág: 69. Os cursistas trouxeram os materiais para futura confecção.
A montagem do planetário foi um processo delicado onde cada grupo fez pesquisas e discutiu a escala a ser adotada para a confecção do mesmo. Valeu pelo esforço feito pelos cursistas, pois reunimos os materiais em um grande grupo e confeccionamos o nosso sistema planetário. Para fazê-lo, foi necessário procurar os dados de tamanho dos planetas e representar as distâncias dos mesmos sobre o Sol.
No grande grupo discutimos as formas de confecção dos planetas, o uso do compasso para traçar os círculos em uma cartolina com os diâmetros da escala adotada. O uso da massa de modelar que podem ser moldadas até que fiquem nos tamanhos desejados. Se dispusermos de uma balança, podemos calcular a quantidade de massa necessária para a representação em escala volumétrica (igual ao cubo das razões de diâmetros comparativos com a Terra para cada planeta) portanto, ficando a tarefa mais fácil, pois podemos pesar as massas até que tenham as razões aproximadas, sem precisarmos medir cada unidade de massa para moldar.
Também incluímos a lua para comparação com a Terra.
Discutimos também que esta atividade pode ser realizada no pátio ou na quadra da escola para adotar uma escala maior onde pode-se utilizar barbante esticando-o para que os alunos tenham uma visão exata da distribuição média dos planetas ao sol. O sol por exemplo pode ser representado por um balão de festas.
Sendo assim, a melhor forma para concebermos o Sistema Solar, é caracterizá-lo em seus diferentes aspectos por meio da construção de modelos didáticos em escala. Ainda que parcialmente, os modelos induzem a uma construção mental de nosso Sistema Planetário.
Os grupos socializaram as informações das experiências, discutiram e compararam os resultados para responder as atividades.
Este trabalho teve por objetivo utilizar o material concreto como meio de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos nossos alunos uma aula mais dinâmica, em que os mesmos participem ativamente de todo o processo de construção do conhecimento de forma atrativa, construtiva, interessante e motivadora. Além disso, nessa caminhada de aprendizagem e desenvolvimento profissional, a possibilidade e a vantagem da utilização de material concreto para proporcionar aulas de Matemáticas mais interativas, que despertam curiosidades e estimulam os alunos a fazerem perguntas, descobrirem semelhanças / diferenças, criarem hipóteses e chegarem às próprias soluções.
Para finalizar, acreditamos que o professor, com a mediação adequada, poderá explorar diversos conceitos de matemática na construção de uma maquete.
Encerramos os trabalhos da oficina resolvendo as atividades propostas nas situações problemas: “2ª Situação-problema” e “3ª Situação-problema”, Sessão Coletiva 8 – Unidade 15 pág: 232.
Concluindo, convidei a todos para o próximo encontro fazer a leitura da TP5 unidade 17 e aplicar junto a seus alunos uma situação problema proposta no AA5 (Versão do Aluno ou do Professor) Unidade 17 com o Tema: “Matemática e Impacto Social da Tecnologia da Informação” para ser socializado no próximo encontro.