quinta-feira, 18 de junho de 2009

3º ENCONTRO

No dia 18/06/09 realizamos o 3º encontro de formação continuada GESTAR II.
Neste dia foi feita a leitura da mensagem: “Matemática_vida” e entrega de informações aos professores cursistas. A seguir foi feita uma sondagem da leitura da Unidade 3 do TP1. Ao desenvolver a AT 1 Situação Problema: Cálculo do imposto de renda, cada professor estabeleceu uma margem de salário e calculou seu imposto de renda, utilizamos a tabela atualizada ano-calendário 2008. Nesta parte A da sessão coletiva houve algumas dúvidas quanto aos cálculos, mas foi solucionada no decorrer da atividade junto a professora formadora. Logo após os cálculos fizemos uma pequena discussão coletiva relacionado aos valores encontrados (isenção e imposto pago) e conteúdos abordados. Todos realizaram de forma satisfatória a tarefa, fazendo os cálculos devidos.
Prosseguindo nossas atividades na parte B que envolve geometria foi entregue aos cursistas o procedimento (passo a passo) para a confecção de um cartão com propriedades de um fractal para reprodução. Este foi um momento mais atrativo pena que tivemos pouco tempo para a realização do mesmo. Alguns cursistas concluíram seu cartão outros concluiriam sua atividade em casa devido a falta de tempo para a elaboração.
Combinamos de no próximo encontro concluirmos nossa investigação referente a atividade da confecção do fractal e seus cálculos envolvidos.
O estudo do GESTAR II traz para nós professores uma forma dinâmica de como desenvolver a capacidade de raciocínio e como transpor os conhecimentos, de modo que o estímulo ao pensar seja mais atrativo e gratificante.