segunda-feira, 6 de julho de 2009

4º ENCONTRO



No dia 02/07/2009 trabalhamos com o TP3 Unidade 11 com a situação problema: “Consciência e Comportamento Ecológico”.
Num primeiro momento foram abertos os trabalhos com as boas vindas do Formador aos cursistas, registrando as atividades a serem realizadas no encontro. Foi feita uma breve discussão sobre o que é Consciência Ecológica. Realizamos a leitura do texto “Consciência ecológica e comportamento ecológico”, pág: 146 do TP3 Unidade 11.
Os cursistas receberam dois questionários para responderem. O primeiro verificou a “Consciência Ecológica” e o segundo o “Comportamento Ecológico”.
O professor formador anotou no quadro de giz as respostas dos cursistas obtidas a partir do questionário.
A seguir a turma se organizou em grupos e discutimos as diferenças entre comportamento e consciência ecológica. Foi surpreendente as respostas encontradas, pois através da entrevista verificou-se que muitos possuem consciência ecológica mas não possui o comportamento ecológico.
Após o debate aplicamos o resultado da pesquisa encontrado em conhecimentos matemáticos. Um grupo organizou a tabela, outro o gráfico e outro o diagrama de setas. Escolheu-se um relator para o grupo e foi feita a apresentação dos trabalhos em cartazes.
Foi muito produtivo e interessante os trabalhos apresentados pois através dos mesmos a análise sobre comportamento e consciência ecológica foram melhor analisados e compreendidos.
Para finalizarmos nosso trabalho foi lembrado ao grupo comportamentos como evitar desperdício de água, não provocar queimadas, a coleta diferenciada de lixo...
É muito importante a forma construtiva de uma tabela, os alunos precisam aprender a organizar os dados coletados em linha e colunas. A construção inicial deve ser manual, os desenhos devem ser feitos no próprio caderno no sentido de registro permanente. Nesse momento fica a critério do professor interdisciplinarizar a Matemática com a Informática, pois as tabelas poderão ser construídas em alguns editores de planilhas, como o Excel e o Calc, que também constroem gráficos.
A identificação de gráficos e construção dos mesmos baseados nos tipos de informações que serão passadas é de extrema importância na finalização dessa parte informativa e estrutural da Estatística. Quando os alunos aprendem a interpretar e produzir esses recursos, tão comuns no noticiário, começam a ter uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
Para interpretar rapidamente esse tipo de informação, temos de dominar essa
linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos. E nossos alunos precisam conhecê-la. A capacidade de ler e também de produzir gráficos e tabelas faz parte do que se considera hoje a alfabetização matemática.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou adorando o Gestar II Matemática !! Muito bom mesmo.Abraço Taniandre