segunda-feira, 6 de julho de 2009
4º ENCONTRO
No dia 02/07/2009 trabalhamos com o TP3 Unidade 11 com a situação problema: “Consciência e Comportamento Ecológico”.
Num primeiro momento foram abertos os trabalhos com as boas vindas do Formador aos cursistas, registrando as atividades a serem realizadas no encontro. Foi feita uma breve discussão sobre o que é Consciência Ecológica. Realizamos a leitura do texto “Consciência ecológica e comportamento ecológico”, pág: 146 do TP3 Unidade 11.
Os cursistas receberam dois questionários para responderem. O primeiro verificou a “Consciência Ecológica” e o segundo o “Comportamento Ecológico”.
O professor formador anotou no quadro de giz as respostas dos cursistas obtidas a partir do questionário.
A seguir a turma se organizou em grupos e discutimos as diferenças entre comportamento e consciência ecológica. Foi surpreendente as respostas encontradas, pois através da entrevista verificou-se que muitos possuem consciência ecológica mas não possui o comportamento ecológico.
Após o debate aplicamos o resultado da pesquisa encontrado em conhecimentos matemáticos. Um grupo organizou a tabela, outro o gráfico e outro o diagrama de setas. Escolheu-se um relator para o grupo e foi feita a apresentação dos trabalhos em cartazes.
Foi muito produtivo e interessante os trabalhos apresentados pois através dos mesmos a análise sobre comportamento e consciência ecológica foram melhor analisados e compreendidos.
Para finalizarmos nosso trabalho foi lembrado ao grupo comportamentos como evitar desperdício de água, não provocar queimadas, a coleta diferenciada de lixo...
É muito importante a forma construtiva de uma tabela, os alunos precisam aprender a organizar os dados coletados em linha e colunas. A construção inicial deve ser manual, os desenhos devem ser feitos no próprio caderno no sentido de registro permanente. Nesse momento fica a critério do professor interdisciplinarizar a Matemática com a Informática, pois as tabelas poderão ser construídas em alguns editores de planilhas, como o Excel e o Calc, que também constroem gráficos.
A identificação de gráficos e construção dos mesmos baseados nos tipos de informações que serão passadas é de extrema importância na finalização dessa parte informativa e estrutural da Estatística. Quando os alunos aprendem a interpretar e produzir esses recursos, tão comuns no noticiário, começam a ter uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
Para interpretar rapidamente esse tipo de informação, temos de dominar essa
linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos. E nossos alunos precisam conhecê-la. A capacidade de ler e também de produzir gráficos e tabelas faz parte do que se considera hoje a alfabetização matemática.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
3º ENCONTRO
No dia 18/06/09 realizamos o 3º encontro de formação continuada GESTAR II.
Neste dia foi feita a leitura da mensagem: “Matemática_vida” e entrega de informações aos professores cursistas. A seguir foi feita uma sondagem da leitura da Unidade 3 do TP1. Ao desenvolver a AT 1 Situação Problema: Cálculo do imposto de renda, cada professor estabeleceu uma margem de salário e calculou seu imposto de renda, utilizamos a tabela atualizada ano-calendário 2008. Nesta parte A da sessão coletiva houve algumas dúvidas quanto aos cálculos, mas foi solucionada no decorrer da atividade junto a professora formadora. Logo após os cálculos fizemos uma pequena discussão coletiva relacionado aos valores encontrados (isenção e imposto pago) e conteúdos abordados. Todos realizaram de forma satisfatória a tarefa, fazendo os cálculos devidos.
Prosseguindo nossas atividades na parte B que envolve geometria foi entregue aos cursistas o procedimento (passo a passo) para a confecção de um cartão com propriedades de um fractal para reprodução. Este foi um momento mais atrativo pena que tivemos pouco tempo para a realização do mesmo. Alguns cursistas concluíram seu cartão outros concluiriam sua atividade em casa devido a falta de tempo para a elaboração.
Combinamos de no próximo encontro concluirmos nossa investigação referente a atividade da confecção do fractal e seus cálculos envolvidos.
O estudo do GESTAR II traz para nós professores uma forma dinâmica de como desenvolver a capacidade de raciocínio e como transpor os conhecimentos, de modo que o estímulo ao pensar seja mais atrativo e gratificante.
Neste dia foi feita a leitura da mensagem: “Matemática_vida” e entrega de informações aos professores cursistas. A seguir foi feita uma sondagem da leitura da Unidade 3 do TP1. Ao desenvolver a AT 1 Situação Problema: Cálculo do imposto de renda, cada professor estabeleceu uma margem de salário e calculou seu imposto de renda, utilizamos a tabela atualizada ano-calendário 2008. Nesta parte A da sessão coletiva houve algumas dúvidas quanto aos cálculos, mas foi solucionada no decorrer da atividade junto a professora formadora. Logo após os cálculos fizemos uma pequena discussão coletiva relacionado aos valores encontrados (isenção e imposto pago) e conteúdos abordados. Todos realizaram de forma satisfatória a tarefa, fazendo os cálculos devidos.
Prosseguindo nossas atividades na parte B que envolve geometria foi entregue aos cursistas o procedimento (passo a passo) para a confecção de um cartão com propriedades de um fractal para reprodução. Este foi um momento mais atrativo pena que tivemos pouco tempo para a realização do mesmo. Alguns cursistas concluíram seu cartão outros concluiriam sua atividade em casa devido a falta de tempo para a elaboração.
Combinamos de no próximo encontro concluirmos nossa investigação referente a atividade da confecção do fractal e seus cálculos envolvidos.
O estudo do GESTAR II traz para nós professores uma forma dinâmica de como desenvolver a capacidade de raciocínio e como transpor os conhecimentos, de modo que o estímulo ao pensar seja mais atrativo e gratificante.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
2º ENCONTRO
Este encontro realizou-se dia 04/06/09.
Neste encontro assistimos o vídeo: “Evoluindo”. Logo a seguir foi passado aos cursistas os slides sobre o projeto a ser desenvolvido e implementado em sala de aula com o título: “Projeto: Cinco Passos”. Fizemos a discussão sobre o mesmo com retirada de dúvidas.
Logo a seguir foi feita a entrega de informações e realizados comentários com os cursistas sobre as propostas pedagógicas do GESTAR II, salientando a importância dos três momentos e o respeito ao tempo necessário destinado a cada um deles. Como segue o resumo:
"Transposição Didática
Ajuda a conhecer, pesquisar e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em sala de aula.
Qual é a ementa do programa de Matemática?
A partir das situações-problema exploradas, os conteúdos matemáticos centrais serão distribuídos: página 27 (GUIA GERAL).
TP – Unidade - Título da Unidade – Conteúdo
Foi dado ênfase, alertando sobre o currículo em rede, item que representa um olhar mais holístico quanto a abordagem do tema, envolvendo os conteúdos trabalhados com os alunos, respeitando e tomando o devido cuidado para não desprezar as conexões que permitem a busca dos pré requisitos necessários para a conquista de novos conhecimentos e competências.
O que é o currículo em rede? Como é desenvolvido o currículo em rede na área de Matemática?
O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos. Nas situações-problemas os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.
O currículo em rede permite a articulação de vários conceitos e possibilita ao educador e ao educando conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo e não como algo estanque".
Reunidos em grupos de quatro componentes realizamos as atividades da Sessão Coletiva 1 com discussões e apresentações. Cada grupo escolheu seu relator que fez a apresentação das estratégias operatórias realizadas pelo seu grupo. Foi muito interessante e criativo. A participação foi intensa por parte de todos, havendo complementações e esclarecimentos.
Neste encontro assistimos o vídeo: “Evoluindo”. Logo a seguir foi passado aos cursistas os slides sobre o projeto a ser desenvolvido e implementado em sala de aula com o título: “Projeto: Cinco Passos”. Fizemos a discussão sobre o mesmo com retirada de dúvidas.
Logo a seguir foi feita a entrega de informações e realizados comentários com os cursistas sobre as propostas pedagógicas do GESTAR II, salientando a importância dos três momentos e o respeito ao tempo necessário destinado a cada um deles. Como segue o resumo:
"Transposição Didática
Ajuda a conhecer, pesquisar e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em sala de aula.
Qual é a ementa do programa de Matemática?
A partir das situações-problema exploradas, os conteúdos matemáticos centrais serão distribuídos: página 27 (GUIA GERAL).
TP – Unidade - Título da Unidade – Conteúdo
Foi dado ênfase, alertando sobre o currículo em rede, item que representa um olhar mais holístico quanto a abordagem do tema, envolvendo os conteúdos trabalhados com os alunos, respeitando e tomando o devido cuidado para não desprezar as conexões que permitem a busca dos pré requisitos necessários para a conquista de novos conhecimentos e competências.
O que é o currículo em rede? Como é desenvolvido o currículo em rede na área de Matemática?
O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos. Nas situações-problemas os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.
O currículo em rede permite a articulação de vários conceitos e possibilita ao educador e ao educando conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo e não como algo estanque".
Reunidos em grupos de quatro componentes realizamos as atividades da Sessão Coletiva 1 com discussões e apresentações. Cada grupo escolheu seu relator que fez a apresentação das estratégias operatórias realizadas pelo seu grupo. Foi muito interessante e criativo. A participação foi intensa por parte de todos, havendo complementações e esclarecimentos.
sábado, 30 de maio de 2009
1º ENCONTRO
Apresentamos os objetivos do programa e da disciplina.
Para trabalhar o vídeo “O saber e o sabor" fizemos primeiro a discussão de algumas falas dos professores com o tema: “MARCAS: Afeto/aprendizagem” onde os cursistas puderam emitir as suas opiniões. Logo a seguir foi passado o vídeo: “O Saber e o Sabor”.
Foi muito proveitoso nosso encontro. Os cursistas se mostraram bastante interessados. Foi feito leitura e comentário do “Guia Geral”.
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