segunda-feira, 27 de julho de 2009

5º ENCONTRO



Realizamos nosso 5º encontro em 23/07/2009, na EMEF Vicente Goulart, no turno da noite. Neste encontro trabalhamos o TP4 Unidade 14 e 15.
O formador deu início com as boas vindas, a seguir assistimos os vídeos: “Tempo de Mudança” e “Potência de 10!”. Logo após foi entregue aos cursistas uma Poesia de Millôr Fernandes intitulada “Poesia Matemática” com um exemplo da atividade.
Prosseguindo nossos trabalhos realizamos a leitura e discussão da situação-problema: “Construindo um modelo para o nosso sistema planetário” que encontra-se no TP4 pág: 69. Os cursistas trouxeram os materiais para futura confecção.
A montagem do planetário foi um processo delicado onde cada grupo fez pesquisas e discutiu a escala a ser adotada para a confecção do mesmo. Valeu pelo esforço feito pelos cursistas, pois reunimos os materiais em um grande grupo e confeccionamos o nosso sistema planetário. Para fazê-lo, foi necessário procurar os dados de tamanho dos planetas e representar as distâncias dos mesmos sobre o Sol.
No grande grupo discutimos as formas de confecção dos planetas, o uso do compasso para traçar os círculos em uma cartolina com os diâmetros da escala adotada. O uso da massa de modelar que podem ser moldadas até que fiquem nos tamanhos desejados. Se dispusermos de uma balança, podemos calcular a quantidade de massa necessária para a representação em escala volumétrica (igual ao cubo das razões de diâmetros comparativos com a Terra para cada planeta) portanto, ficando a tarefa mais fácil, pois podemos pesar as massas até que tenham as razões aproximadas, sem precisarmos medir cada unidade de massa para moldar.
Também incluímos a lua para comparação com a Terra.
Discutimos também que esta atividade pode ser realizada no pátio ou na quadra da escola para adotar uma escala maior onde pode-se utilizar barbante esticando-o para que os alunos tenham uma visão exata da distribuição média dos planetas ao sol. O sol por exemplo pode ser representado por um balão de festas.
Sendo assim, a melhor forma para concebermos o Sistema Solar, é caracterizá-lo em seus diferentes aspectos por meio da construção de modelos didáticos em escala. Ainda que parcialmente, os modelos induzem a uma construção mental de nosso Sistema Planetário.
Os grupos socializaram as informações das experiências, discutiram e compararam os resultados para responder as atividades.
Este trabalho teve por objetivo utilizar o material concreto como meio de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos nossos alunos uma aula mais dinâmica, em que os mesmos participem ativamente de todo o processo de construção do conhecimento de forma atrativa, construtiva, interessante e motivadora. Além disso, nessa caminhada de aprendizagem e desenvolvimento profissional, a possibilidade e a vantagem da utilização de material concreto para proporcionar aulas de Matemáticas mais interativas, que despertam curiosidades e estimulam os alunos a fazerem perguntas, descobrirem semelhanças / diferenças, criarem hipóteses e chegarem às próprias soluções.
Para finalizar, acreditamos que o professor, com a mediação adequada, poderá explorar diversos conceitos de matemática na construção de uma maquete.
Encerramos os trabalhos da oficina resolvendo as atividades propostas nas situações problemas: “2ª Situação-problema” e “3ª Situação-problema”, Sessão Coletiva 8 – Unidade 15 pág: 232.
Concluindo, convidei a todos para o próximo encontro fazer a leitura da TP5 unidade 17 e aplicar junto a seus alunos uma situação problema proposta no AA5 (Versão do Aluno ou do Professor) Unidade 17 com o Tema: “Matemática e Impacto Social da Tecnologia da Informação” para ser socializado no próximo encontro.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

4º ENCONTRO



No dia 02/07/2009 trabalhamos com o TP3 Unidade 11 com a situação problema: “Consciência e Comportamento Ecológico”.
Num primeiro momento foram abertos os trabalhos com as boas vindas do Formador aos cursistas, registrando as atividades a serem realizadas no encontro. Foi feita uma breve discussão sobre o que é Consciência Ecológica. Realizamos a leitura do texto “Consciência ecológica e comportamento ecológico”, pág: 146 do TP3 Unidade 11.
Os cursistas receberam dois questionários para responderem. O primeiro verificou a “Consciência Ecológica” e o segundo o “Comportamento Ecológico”.
O professor formador anotou no quadro de giz as respostas dos cursistas obtidas a partir do questionário.
A seguir a turma se organizou em grupos e discutimos as diferenças entre comportamento e consciência ecológica. Foi surpreendente as respostas encontradas, pois através da entrevista verificou-se que muitos possuem consciência ecológica mas não possui o comportamento ecológico.
Após o debate aplicamos o resultado da pesquisa encontrado em conhecimentos matemáticos. Um grupo organizou a tabela, outro o gráfico e outro o diagrama de setas. Escolheu-se um relator para o grupo e foi feita a apresentação dos trabalhos em cartazes.
Foi muito produtivo e interessante os trabalhos apresentados pois através dos mesmos a análise sobre comportamento e consciência ecológica foram melhor analisados e compreendidos.
Para finalizarmos nosso trabalho foi lembrado ao grupo comportamentos como evitar desperdício de água, não provocar queimadas, a coleta diferenciada de lixo...
É muito importante a forma construtiva de uma tabela, os alunos precisam aprender a organizar os dados coletados em linha e colunas. A construção inicial deve ser manual, os desenhos devem ser feitos no próprio caderno no sentido de registro permanente. Nesse momento fica a critério do professor interdisciplinarizar a Matemática com a Informática, pois as tabelas poderão ser construídas em alguns editores de planilhas, como o Excel e o Calc, que também constroem gráficos.
A identificação de gráficos e construção dos mesmos baseados nos tipos de informações que serão passadas é de extrema importância na finalização dessa parte informativa e estrutural da Estatística. Quando os alunos aprendem a interpretar e produzir esses recursos, tão comuns no noticiário, começam a ter uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
Para interpretar rapidamente esse tipo de informação, temos de dominar essa
linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos. E nossos alunos precisam conhecê-la. A capacidade de ler e também de produzir gráficos e tabelas faz parte do que se considera hoje a alfabetização matemática.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

3º ENCONTRO

No dia 18/06/09 realizamos o 3º encontro de formação continuada GESTAR II.
Neste dia foi feita a leitura da mensagem: “Matemática_vida” e entrega de informações aos professores cursistas. A seguir foi feita uma sondagem da leitura da Unidade 3 do TP1. Ao desenvolver a AT 1 Situação Problema: Cálculo do imposto de renda, cada professor estabeleceu uma margem de salário e calculou seu imposto de renda, utilizamos a tabela atualizada ano-calendário 2008. Nesta parte A da sessão coletiva houve algumas dúvidas quanto aos cálculos, mas foi solucionada no decorrer da atividade junto a professora formadora. Logo após os cálculos fizemos uma pequena discussão coletiva relacionado aos valores encontrados (isenção e imposto pago) e conteúdos abordados. Todos realizaram de forma satisfatória a tarefa, fazendo os cálculos devidos.
Prosseguindo nossas atividades na parte B que envolve geometria foi entregue aos cursistas o procedimento (passo a passo) para a confecção de um cartão com propriedades de um fractal para reprodução. Este foi um momento mais atrativo pena que tivemos pouco tempo para a realização do mesmo. Alguns cursistas concluíram seu cartão outros concluiriam sua atividade em casa devido a falta de tempo para a elaboração.
Combinamos de no próximo encontro concluirmos nossa investigação referente a atividade da confecção do fractal e seus cálculos envolvidos.
O estudo do GESTAR II traz para nós professores uma forma dinâmica de como desenvolver a capacidade de raciocínio e como transpor os conhecimentos, de modo que o estímulo ao pensar seja mais atrativo e gratificante.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

2º ENCONTRO

Este encontro realizou-se dia 04/06/09.
Neste encontro assistimos o vídeo: “Evoluindo”. Logo a seguir foi passado aos cursistas os slides sobre o projeto a ser desenvolvido e implementado em sala de aula com o título: “Projeto: Cinco Passos”. Fizemos a discussão sobre o mesmo com retirada de dúvidas.
Logo a seguir foi feita a entrega de informações e realizados comentários com os cursistas sobre as propostas pedagógicas do GESTAR II, salientando a importância dos três momentos e o respeito ao tempo necessário destinado a cada um deles. Como segue o resumo:

"Transposição Didática
Ajuda a conhecer, pesquisar e produzir situações didáticas que facilitem o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos em sala de aula.

Qual é a ementa do programa de Matemática?
A partir das situações-problema exploradas, os conteúdos matemáticos centrais serão distribuídos: página 27 (GUIA GERAL).

TP – Unidade - Título da Unidade – Conteúdo
Foi dado ênfase, alertando sobre o currículo em rede, item que representa um olhar mais holístico quanto a abordagem do tema, envolvendo os conteúdos trabalhados com os alunos, respeitando e tomando o devido cuidado para não desprezar as conexões que permitem a busca dos pré requisitos necessários para a conquista de novos conhecimentos e competências.

O que é o currículo em rede? Como é desenvolvido o currículo em rede na área de Matemática?
O currículo em rede é uma forma de organizar o conhecimento em uma visão mais integrada, levando em conta que uma dada situação requer e permite explorar uma multiplicidade de conceitos e procedimentos. Nas situações-problemas os conceitos aparecem de forma integrada e articulada uns dando vida e sentido aos outros.
O currículo em rede permite a articulação de vários conceitos e possibilita ao educador e ao educando conceber e representar o conhecimento como algo dinâmico, interativo e complexo e não como algo estanque".

Reunidos em grupos de quatro componentes realizamos as atividades da Sessão Coletiva 1 com discussões e apresentações. Cada grupo escolheu seu relator que fez a apresentação das estratégias operatórias realizadas pelo seu grupo. Foi muito interessante e criativo. A participação foi intensa por parte de todos, havendo complementações e esclarecimentos.

sábado, 30 de maio de 2009

1º ENCONTRO

Apresentamos os objetivos do programa e da disciplina.

Para trabalhar o vídeo “O saber e o sabor" fizemos primeiro a discussão de algumas falas dos professores com o tema: “MARCAS: Afeto/aprendizagem” onde os cursistas puderam emitir as suas opiniões. Logo a seguir foi passado o vídeo: “O Saber e o Sabor”.

Foi muito proveitoso nosso encontro. Os cursistas se mostraram bastante interessados. Foi feito leitura e comentário do “Guia Geral”.