domingo, 27 de setembro de 2009

7º ENCONTRO

O 7º Encontro com os cursistas de Matemática do curso de formação continuada GESTAR II, realizado no dia 18/09/09 às 19 h na EMEF Vicente Goulart, desenvolveu-se a Sessão Coletiva 7, Unidade 13, pág. 227.
Iniciamos nossos trabalhos com as Boas Vindas do professor formador e a Mensagem: “Nunca pare de sonhar”.
Após a Mensagem, foi feita a apresentação no grande grupo dos resultados obtidos do trabalho realizado junto aos alunos da aplicação das atividades 13 e 14 propostas no TP3 – Unidade 12 – pág: 203 e 204. Nesta apresentação foram debatidos algumas questões do tipo: Como você planejou a atividade?; Que dificuldades teóricas encontrou?; Que dificuldades de aplicação encontrou? Que soluções encontrou para essa dificuldade? A que resultados positivos você e seus alunos chegaram? Como você avalia o alcance de seus objetivos?
Foi relatado que os alunos ao se depararem com o desafio apresentado relativo ao “pagamento da situação problema do dono da empresa de computadores e a forma de pagamento ao aceitar o trabalho a ser realizado”, os alunos ficaram admirados com o resultado final obtido, pois nunca imaginaram que a primeira opção seria a mais vantajosa. Este tipo de trabalho é muito gratificante, pois o próprio aluno consegue criar seus próprios conceitos de forma significativa.
Logo após, reunidos em grupos, os cursistas realizaram as atividades: 4, 5, 6 e 7 do TP4 , Sessão Coletiva 7. A seguir fizemos a apresentação ao grande grupo das propostas de sequência didática.
O grande grupo de um modo geral concluiu que financeiramente vale a pena adquirir o produto mencionado na atividade em questão, ou seja, de acordo com a necessidade do mesmo, definindo assim o poder da compra, conhecimento de porcentagem e juros, noção de pagamento a prazo, a vista e economia.
Para o aluno a realização desses tipos de atividades envolvendo a investigação matemática é de suma importância para seu cotidiano. Ajudam a desenvolver o raciocínio, despertar a curiosidade e a vontade de executar as atividades tornando a aprendizagem mais atrativa.
O estudo do GESTAR II traz para nós professores uma forma dinâmica de como desenvolver a capacidade de raciocínio e como transpor os conhecimentos, de modo que o estímulo ao pensar seja mais atrativo e gratificante.

Nenhum comentário: