terça-feira, 13 de outubro de 2009

8º ENCONTRO



No dia 09/10/09 realizamos o 8º Encontro do GESTAR II e trabalhamos o TP2 – Unidade 5 Sessão Coletiva 3.
Neste dia iniciamos nossas atividades com a leitura e reflexão da mensagem: “Aos Professores – Dia do Professor”.
Em um segundo momento os cursistas reuniram-se em grupo para o estudo, análise e resolução do problema proposto. Problema este aberto e bem interessante: “ A pele que recobre nosso corpo desempenha funções muito importantes. Ela tem participação ativa na manutenção da temperatura corporal, na eliminação de substâncias tóxicas geradas pelo próprio metabolismo do corpo e na proteção contra agressões do meio exterior. Em determinadas situações é importante saber quanto vale a superfície corporal de um indivíduo. (Adaptado de Aguiar e outros, Cálculo para Ciências médicas e biológicas, São Paulo.Ed.Habra,1988)”
A seguir os grupos fizeram uma discussão livre sobre algumas maneiras de resolver a situação problema apresentada com a questão: Como você pode medir aproximadamente a sua superfície corporal ?
Resolvendo o problema o grupo calculou a superficie corporal de um cursista. Para calcular utilizou formas cilindricas para o corpo humano.
Através do cálculo estimado o grupo comparou os resultados com a tabela apresentada utilizada por médicos nefrologistas e cirurgiões plásticos (página 233).
Logo a seguir fizemos uma análise das maneiras que foram apresentadas na internet para resolver o problema da atividade 1. Logo após discutimos algumas questões relativas à proporcionalidade com exemplos de grandezas diretamente, inversamente ou não proporcional.
Após os momentos vivenciados pelos professores cursistas foi feita uma ampla discussão do campo conceitual envolvido nas situações e transposição didática para sala de aula.
Em um terceiro momento realizamos a leitura e socialização do material: “Mapas Conceituais”
Os cursistas novamente reunidos em grupo através de uma situação-problema formulada, usando jornal, revista ou matéria de TV construíram um mapa conceitual. A seguir foi feita apresentação do mesmo. Houve bastante participação dos cursistas.
Um PROBLEMA MATEMÁTICO é um problema cuja solução demanda fundamentalmente de recursos matemáticos (conhecimentos, habilidades, aplicativos, sistemas, tabelas, etc.). Estamos diante de Novas Tecnologias da Informação, diante de novos espaços de construção do conhecimento. A realização de esforços na utilização, e estudo de novas metodologias apropriadas para o trabalho nestes novos ambientes e avaliação deste trabalho é essencial para, além de estreitar a defasagem existente entre a educação escolar fundamental e o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade atual, promover a plena afirmação da cidadania de todos os possíveis envolvidos neste processo: professores, alunos e todos aqueles que no futuro poderão construir e usufruir dos seus resultados.

Nenhum comentário: