sábado, 31 de outubro de 2009

10º ENCONTRO



No dia 30/10/09 realizamos o 10º Encontro do GESTAR II. O Professor formador realizou a entrega e leitura da Mensagem: “FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES”, logo após foi feita a leitura e discussão da caracterização de poliedros. A seguir foi proposta a construção de poliedros irregulares com a cartolina e fita durex. Após isso, fizemos a caracterização de prismas, e construimos com fio de cobre, canudos e cartolina. O interessante de se fazer a construção com tais materiais é que podemos fazer deslizamentos (transformando em prismas oblíquos), e torções (que perde suas propriedades anteriores, não sendo mais nem prisma e nem poliedro). Verificamos as características comuns de prismas retos e oblíquos e as suas diferenças. Observamos figuras propostas pelo TP3 e verificamos quais eram poliedros e prismas.
Com quadrados, triangulos equiláteros, pentágonos regulares, hexágonos regulares, heptágonos regulares e octógonos regulares, concluimos que algumas são possíveis o ladrilhamento e outras não, devido ao ângulo interno de cada figura.
A segunda parte da oficina foi a montagem de um caleidociclo. Foi distribuído xerox com modelo, informações e atividades envolvendo caleidociclos, com o objetivo de trabalhar as dimensões das figuras (bidimensionais, tridimensionais, etc.), descrevendo algumas de suas características, estabelecendo relações entre elas e aprendendo suas nomenclaturas próprias. A atividade exigiu esforço criativo na escolha das cores, além de certa coordenação motora no recorte e montagem da peça. Foi trabalhoso, porém o resultado foi surpreendente. A seguir respondemos alguns questionamentos do TP3.
A discussão aconteceu sobre a forma que essa atividade poderia ser explorada com os alunos trabalhando junto com a disciplina de artes e a adaptação para cada série/ano. Os cursistas acharam a atividade muito interessante e criativa onde muitos relataram que vão confecccionar a árvore de Natal com os alunos enfeitando-a com caleidociclos coloridos.
Concluímos que se pode trabalhar a paciência, a coordenação motora, as formas geométricas, o comprimento, as circunferências, as áreas de superfície, o raio de círculo, as dimensões da figura, os cálculos de volume de ares, retas, diagonais, pontos, perímetros de figuras, dentre outros itens de acordo com a criatividade dos professores em sala e das sugestões propostas pelos alunos, aliados ao conteúdo programático da disciplina, correlacionada a série final do ensino fundamental.

Nenhum comentário: